top of page

Meus dois mundos, de Sergio Chejfec,
lançamento da
Balaio Editorial

       Uma caminhada por um parque de uma cidade do sul do Brasil, alguns dias antes do aniversário do narrador, guarda singulares interrogações sobre o real, a memória e a linguagem. É nesse percurso, marcado por uma voz reflexiva e hesitante, que o leitor vai se confrontar, no romance Meus dois mundos, com a dicção enigmática de Sergio Chejfec.

       Considerado pela crítica um dos mais expressivos nomes na cena literária contemporânea argentina, Chejfec (1956-2022) tem mais de 20 obras publicadas e traduzidas em vários idiomas, mas ainda é pouco conhecido pelo público brasileiro. Originalmente lançado em 2008, a nova edição de Meus dois mundos tem tradução do crítico cultural Idelber Avelar, com paratextos dos professores e pesquisadores Florencia Guaramuño e Julio Premat.

capa.png
         Um giro pela crítica sobre a obra de Chejfec ao longo dos últimos anos revela uma vasta produção ensaística de estudiosos de prestígio, com destaque para a crítica argentina Beatriz Sarlo, que acompanhou o trabalho do autor desde suas primeiras publicações. “Escritor excêntrico na originalidade do que é a literatura hoje, Chejfec alcança uma espécie de solidão tranquila no espaço nervoso das novidades literárias. Tem-se a impressão de se estar diante de um escritor completamente livre de cálculos, que confia que encontrará seus leitores sem sair para procurá-los”, afirmou Sarlo em sua coluna no Diario Perfil, de Buenos Aires, quando o livro foi lançado na Argentina.

A captura do real
e os intraduzíveis

As formas do realismo na literatura revelam território fértil para explorar os procedimentos de desmascaramento da construção ficcional, elemento essencial para a composição de escrituras que se originam especialmente em experiências de repressão e violência.

Cicatrizes
Poemas

A linguagem provocativa
e musical de Carlos Machado
diz do assombro, do grito e dos silêncios impressos na pele,
na cor. Poética que articula
história e apagamentos,
memória e resistências.

bottom of page