LANÇAMENTO

Articulações entre literatura
e outras artes
Este livro nasce de uma conversa instigante sobre os diferentes modos de existência da escrita, em seus vínculos com a música, o teatro, as artes plásticas e outras linguagens artísticas. Vale sublinhar a centralidade que a noção de escrita ganha nessa proposta, como eixo articulador do encontro entre as artes. Se é mais comum pensar a performance como local dessa reunião – em razão da tensão constitutiva da experiencia artística contra a repetição, a reprodutibilidade técnica na arte contemporânea –, a escrita, pensada como inscrição material de gestos, registros, arquivos, pode se tornar ela mesma um ponto de vista produtivo sobre a região interartes no mundo contemporâneo, bem como um território estratégico para deslocamentos e experimentos.
Assinaturas: narrar e mostrar a literatura
Ler na unidade material e simbólica do formato livro o resultado de 20 anos do Grupo de Pesquisas O narrador e as fronteiras do relato, isto é, de uma configuração em que a originalidade individual e os consensos coletivos criam, simultaneamente, sinergias e tensões, é uma experiência rara.
A ideia de assinatura figura de modo transversal ao longo de toda a obra, perpassando a natureza, a cultura, a obra literária e a instância narrativa. Ressalte-se, ainda, a presença do pesquisador de literatura como leitor-autor, um descobridor e produtor de assinaturas.
Um guia de leitura e reflexão para um percurso pela literatura que desafia os modos de olhar e narrar previamente estabelecidos.


Cartografias da literatura
juvenil contemporânea
Como a literatura juvenil tem respondido às urgências do presente? Que experiências estéticas e subjetivas ela oferece aos jovens leitores? E de que maneira esses leitores – plurais, inquietos, contraditórios – se veem representados nas páginas dos livros?
Cartografias da literatura juvenil contemporânea reúne pesquisadoras e pesquisadores que se dedicam a essas e outras questões que atravessam a produção literária para juventudes.
Literatura portuguesa em cena
Novíssima Literatura Portuguesa: o sujeito português contemporâneo se ocupa de uma maneira diferente do seu tempo, rompe com tradições temáticas e estéticas e apresenta uma literatura capaz de perceber o mundo como um amplo espaço de vivência. Existe um deslocamento para além das fronteiras identitárias e territoriais, que se alinha a uma percepção cosmopolita e múltipla dos indivíduos e da construção de histórias individuais e, ao mesmo tempo, coletivas.



